small apple minimize
ApplePortugal.net - It's Here. It's Real. It's Amazing.
  23 Maio 2012 @ 00:43h *
  Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Sigam-nos no Facebook e no Twitter!
Pesquisa  
Início  Fórum  Ajuda  Pesquisa  Entrar  Registe-se 

Páginas: [1]  
Imprimir
Autor Tópico: duvida bateria macbook  (Lida 608 vezes)
CarlosR
Windows Lover
*

« em: 20 Fevereiro 2010 @ 01:57h »

Boas. Comprei em Fins de Novembro um macbook dos novos, com 4GB de ram e tenho uma duvida. Raramente tenho usado o macbook, tem estado bastante tempo parado, nao o uso regularmente (1 ou 2 vezes por semana apenas).

Quando tenho o mac ligado a corrente (tenho-o quase sempre) a bateria fica a 98% e não a 100% , é normal?

Saquei o coconutBattery e aparece o seguinte:

http://img715.imageshack.us/img715/3872/capturadeecr20100220002.png

Obrigado
Registado
P0RN5T4R
Apple One
Apple Guru

Apple Addict!

Localidade: Lisboa

« Responder #1 em: 09 Junho 2010 @ 15:57h »

Penso que é normal, se deixares gastar até 90% por exemplo ele vai carregar até aos 100% agora deves nalguma altura ter usado a bateria poucos minutos e gastou apenas esses 2% e por tão pouca carga o mac não carrega.

Não sei se alguém te sabe dar uma explicação mais "oficial" para a situação mas isso é normal, na minha opinião é porreiro para não estar a carregar a bateria desnecessariamente.

O meu tem 3 anos e a bateria está como nova. Sorridente
Registado

Terror do Galinheiro
Apple Mod
Apple User

Devemos o progresso aos insatisfeitos

Localidade: Corroios

« Responder #2 em: 01 Agosto 2010 @ 11:27h »

Não me parece, P0RN5T4R.

A menos que os MB tenham um controlador com esse protocolo, o que se vai passar é a bateria carregar enquanto tiver espaço de carga.

Vamos lá explicar tudo desde o inicio.
Nenhuma bateria carrega 100% reais nem descarrega 100%. Talvez as de chumbo e mesmo essas não descarregam tanto. É virtualmente impossivel drenar todos os eletrões a correr do câtodo para o ânodo, sem destruir ou isolar o meio condutor.
O que se vê no canto superior do ecran é a percentagem atual da carga mobilizavel.
Regra geral as baterias não costumam carregar para além dos 75% da capacidade máxima nem descarregar abaixo dos 30-35%. Claro que existem diferenças de marca para marca e de tecnologia para tecnologia, mas esta medida é relativamente universal e aplica-se para prolongar a vida das baterias.

As baterias carregam por "difusão", num processo contra-gradiente: num lado do transformador passa carga que se liga a um acumulador de carga que quanto mais "vazio", mais rápidamente vai carregar; é por isso que carregar dos 10% até aos 80% demora 45 minutos mas dos 80% para os 100% demora 20 minutos. É mesmo assim é um regra Física e nem as baterias da A123 resolvem esse problema.

Agora o problema; se a bateria não consegue chegar aos 100% pode ser sinal que o carga máxima disponivel não está a ser devidamente atingida por terem uma célula que não está boa, que está a marcar voltagem negativa erradamente e o controlador marca menos carga da que existe realmente.
Isto a ser verdade então deverá haver um maior desgaste dos módulos normais pelo que se será de esperar duas coisas:
1- Diminuição acentuada da carga e tempo de autonomia;
2-desgaste anormalmente rápido da bateria.

Em qq dos casos, Applecare ou levar o bicho á "oficina". apesar de serem situações muito pouco comuns, tal pode acontecer, habitualmente por problema de fabrico. aconteceu o mesmo com o meu carro, daí eu saber tanto desta lavra Grin
Registado

iMac 21.5 desde Fevereiro
iPod Touch 2ªG desde Março
iPhone 3GS 32Gb desde Julho
iPad 64Gb 3G desde Setembro
 Time Capsule a orbitar pela casa fora
...ainda sobra espaço em casa...
tenho de preparar a lista para o Pai Natal
P0RN5T4R
Apple One
Apple Guru

Apple Addict!

« Responder #3 em: 24 Agosto 2010 @ 17:48h »

Obrigado pela explicação bem mais "geek" (no bom sentido)! Contente
Registado

Terror do Galinheiro
Apple Mod
Apple User

« Responder #4 em: 24 Agosto 2010 @ 23:21h »

Obrigado pela explicação bem mais "geek" (no bom sentido)! Contente
Na boa, é para isso que cá estamos. Confesso se não tivesse tido um problema algo semelhante no carro, também acharia algo normal esse facto.

Agora o curioso é notar-se; regra geral o valor real do SoC (State of charge) não é visível. É algo que fica para os amperímetros ou multimetros medirem. se alguém entendido verificar consistentemente isto é sinal para fazer uma reclamação á Apple.

Como não uso, não sei qual é a tecnologia que está nas baterias dos macbooks, mas as baterias de lítio têm autonomias máximas até aos 200 ciclos completos. Por miúdos, depois de 200 ciclos (ou menos) completos de carga-descarga, a carga recarregada vai gradualmente diminuindo, como já tinha dito anteriormente. isto não é ciência exacta... mas anda lá perto.
Registado

fredman
Windows Lover
*
hungry&foolish

« Responder #5 em: 24 Outubro 2011 @ 11:52h »

secalhar já não vou a tempo mas por norma é habitual fazer uma calibragem á bateria, dependendo do uso que se dá ao portatil fazer uma ou duas vezes por mês e basicamente consiste em, deixar o portatil descarregar até ao fim, entra em modo suspenso (luz indicador acende/apaga) e esperar até essa luz estar desligada, ligar ao carregador e carregar até a luz do cabo do carregador estar verde
Registado

Enviado do meu meu iPod Classic
P0RN5T4R
Apple One
Apple Guru

Apple Addict!

« Responder #6 em: 24 Outubro 2011 @ 13:32h »

Eu por acaso faço, nao deixo mesmo ate ao fim mas deixo até estar mm quase a morrer (-10%).

No entanto a minha bateria neste momento está a inchar como se não houvesse amanhã... tenho que ir a uma loja com ela, mas pelo que já andei a ver não é caso unico, principalmente para MacBooks de determinado periodo que apanha a altura em que comprei o meu.
Registado

Terror do Galinheiro
Apple Mod
Apple User

« Responder #7 em: 25 Outubro 2011 @ 03:43h »

Se é preciso descaregar ou não depende da tecnologia. As de LiFe nem precisam muito de descargas, até agradecem descargas nunca > 80%. E gostam muito de estar sempre bem carregadas. E como o Li não vicia é andar sempre de carregador em punho.

Não percebi essa da bateria inchar, isso é o quê?
Registado

fredman
Windows Lover
*
hungry&foolish

« Responder #8 em: 25 Outubro 2011 @ 13:30h »

Acho que é quando estão prestes a morrer lolol

Já vi casos noutros forums e até fotos na net. a mim já me aconteceu mas foi num telemovel, deixou de carregar, knd fui tirar a bateria estava inchada
Registado

Enviado do meu meu iPod Classic
Terror do Galinheiro
Apple Mod
Apple User

« Responder #9 em: 28 Outubro 2011 @ 01:43h »

Já estou a perceber... ou é "derrame" interno ou pior. De qualquer forma, considera-a em estado vegetativo e pensa em arranjar outra.
Registado

P0RN5T4R
Apple One
Apple Guru

Apple Addict!

« Responder #10 em: 28 Outubro 2011 @ 14:16h »

Em principio vou à Tou Aqui Tou Aí na segunda.
Registado

Páginas: [1]  
Imprimir

Ir para: